domingo, 7 de julho de 2013

Desenvolvimento

A regra nos diz que um movimento de Peão na fase de desenvolvimento só é admissível quando é destinado a ocupar o centro do tabuleiro ou, pelo menos, tenha uma conexão lógica com essa ocupação. Ou seja, por exemplo, quando o movimento de Peão irá proteger o seu próprio centro ou irá atacar o centro do adversário.

Nas partidas abertas, após 1.e4,e5 jogar um d3 ou d4 logo em seguida, ou um pouco mais tarde, é sempre considerado um movimento correto.

Então, se apenas os movimentos de Peões descritos anteriormente são admissíveis, isso significa que os movimentos de Peões efetuados nas alas são pura perda de tempo.

Nesta forma de ver, em partidas fechadas, a regra aplica-se apenas de forma limitada, já que o contato com o inimigo não é completo e o desenvolvimento procede-se de uma forma mais lenta.

Resumindo:

Nas partidas abertas, a primeira lei do desenvolvimento é a velocidade. Cada peça só deve ser movimentada uma única vez.

Todo movimento de Peão deve ser considerado como perda de tempo, a menos que ele vá ocupar seu próprio centro ou atacar o centro do adversário.

Ou seja, como Lasker mesmo observou: na abertura, no máximo, um ou dois movimentos de Peões, nada mais que isso!

Estar à frente no desenvolvimento: esse é o ideal a ser alcançado!

Ir para frente e depois ter que voltar com a mesma peça sem um objetivo específico, é pura perda de tempo.

Por isso, e sempre que for possível, devemos fazer movimentos que, ao mesmo tempo que desenvolve uma peça, aproveita para atacar uma peça do adversário.

Vejamos o diagrama abaixo:

FEN : rnb1kbnr/ppp1pppp/8/3q4/8/2N5/PPPP1PPP/R1BQKBNR b

Essa é uma posição típica após jogados os seguintes lances:

1.e4,d5 ; 2.exd5,Qxd5 ; 3.Nc3

As pretas perderam um tempo pois terão que voltar com sua Dama, enquanto que as brancas, além de desenvolverem seu Cavalo, atacaram a Dama preta, tudo no mesmo lance.


 

Um comentário:

  1. Boa noite, o site Xadrez Brasileiro acaba de disponibilizar um novo widget. Através dele o seu blog poderá exibir as últimas atualizações dos melhores blogs de xadrez do Brasil.

    Veja mais em: www.xadrezbrasileiro.com/widget

    ResponderExcluir