sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Você sabe rocar?

Caros colegas,
 
Um pequeno trecho dos casos de arbitragem de autoria do AI Antonio Bento:
 
Roque, erro no ritual  - O que acontece se o jogador pegar primeiro na torre?
Pergunta: Quando o jogador ao realizar o roque, movimenta primeiro a torre, o adversário reclama, o que acontece? Qual deve ser a decisão do árbitro numa competição oficial, valendo rating FIDE? E nas competições escolares com crianças? 
 
Resposta: Diz o artigo 4.4 "b" da lei do xadrez que: "Se o jogador, intencionalmente, toca numa torre e em seguida em seu rei, não pode rocar nesta ala nesta jogada, e a situação deverá ser regulada pelo Artigo 4.3 (a)." 
O que o legislador quis dizer com isso? 
Simplesmente, que se o jogador tocar primeiro na torre não poderá efetuar o roque e deverá jogar com a peça tocada, no caso, a torre! Trata-se de uma terrível punição que pode comprometer a segurança do seu rei.  
Isso é aplicado pelos árbitros em eventos valendo norma ou rating FIDE, bem como nos torneios oficiais disputados por jogadores experientes. Mas, o próprio Comitê de Arbitragem da FIDE admite que os árbitros não devem ser tão rigorosos nas competições envolvendo jovens jogadores menores de 14 anos, deixando o jogador rocar e posteriormente explicar como deve ser feito o movimento do roque, como determina a lei do xadrez. 
O ritual correto da feitura do roque está descrito no artigo 3.8 "a" "ii": ... é um lance efetuado com o rei e uma das torres, de mesma cor, na mesma fileira, levando-se em conta como um único lance de rei e executado da seguinte forma: o rei é transferido de sua casa original para duas casas em direção à torre, em seguida, a torre é transferida para a casa a que o rei acaba de atravessar. 
 
Conclusão: O árbitro deve ser rigoroso em competições oficiais. Em eventos escolares, envolvendo alunos das primeiras séries do ensino fundamental, o árbitro não deverá intervir. 
 
Aquí, a única dúvida que fiquei é se, nos casos de xadrez escolar, o árbitro, presenciando um jogador realizando um roque erradamente, não devería alertar este jogador sobre o procedimento correto. Tudo bem que o árbitro não é treinador, mas sua função não podería ser extendida tendo em vista o esclarecimento das regras?

Roque feito com as duas mãos
Pergunta: Não achei na regra da FIDE, artigo que autoriza o roque com duas mãos. É correto este procedimento em partida de torneios válidos para rating FIDE?

Resposta: O roque é um lance efetuado com o rei e uma das torres. Diz o artigo 4º da lei do xadrez que cada lance deve ser feito apenas com uma das mãos. Logo não é correta a realização do roque com as duas mãos. 

E no caso do jogador que efetuar o roque colocar o rei ou a torre em casa errada....???
Caracterizaria um lance ilegal?
O jogador faltoso seria punido?
Com qual tipo de punição? Aumento de seu tempo de reflexão....????
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário