quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Obra Social Beatriz Pais, inova com xadrez nas actividades da Instituição.

A Obra Social Beatriz Pais Raul Saraiva (OSBP), tem desde Setembro, nas suas actividades de enriquecimento curricular o xadrez. Fomos ao encontro de Teresa Soares, Directora da instituição que nos contou como surgiu a iniciativa, "A ideia surgiu de conversas que há muito tempo vinha tendo com o Fernando Ribeiro, pai de dois utentes da Obra Social Beatriz Pais. Sabia do seu interesse pela modalidade e dos seus êxitos pessoais. Um dia fiz-lhe o desafio.." Porque não vir desenvolver a modalidade aos meninos do ATL ? Ficou a pensar no assunto e no desafio lançado, até que decorreu em Mangualde o torneio organizado pela Câmara Municipal e Federação, no qual participaram alguns utentes do Beatriz Pais por desafio do Fernando Ribeiro. Foi um êxito!" diz a Directora da OSBP
Este evento, como conta Teresa Soares, foi o pontapé de saída para insistir com Fernando Ribeiro sobre a possibilidade de trabalhar com as crianças. Fernando Ribeiro, ex-campeão nacional de xadrez não resistiu e assumiu este projecto inovador em Mangualde.

Com a colaboração do Município na cedência de tabuleiros, Fernando Ribeiro começou a dar as primeiras aulas. " Inscreveram-se 18 crianças, sucesso!" diz Teresa Soares, "todos os alunos estão muito motivados e estão a ter um sucesso."
Além da Educação Musical, Educação Física, Expressão Cultural (HipHop) e Inglês, esta, é mais uma actividade de Enriquecimento Curricular oferecida aos utentes da OSBP.
Fernando Ribeiro, o ex-campeão nacional de xadrez, já representou grandes clubes portugueses, bem como Portugal em torneios da modalidade. O ex-atleta, está radiante por ter a oportunidade de ensinar aos mais novos o desporto que o fez correr mundo, torneio após torneio, vencendo e levando no nome de Mangualde dentro e fora do País. "É uma oportunidade de poder ensinar os mais novos com uma modalidade não muito popular, mas que me fez correr mundo. Quem sabe não se revelam aqui grandes jogadores." Fernando Ribeiro está contente com esta iniciativa, " é de iniciativas destas que Mangualde pode marcar a diferença .Penso e tenho a certeza que o jogo de Xadrez vai ajudar e bastante no futuro estes jovens que este ano escolar têm a oportunidade de ter na (Beatriz Pais) o conhecimento do jogo de Xadrez. Hoje é uma realidade Nacional e a nível escolar é uma das modalidades mais praticadas com campeonatos Distritais e Nacionais Escolares". O ex-campeão nacional congratula também o Desporto Escolar por ter incluído o xadrez na actividade, visto que mexe com crianças e jovens de todo o País, permitindo assim projectar o desporto do "Rei e da Rainha"

Fernando Ribeiro,lembra que no 1º Torneio jovem de Mangualde tiveram presentes cerca de 110 jovens vindos de vários distritos e ligados ao desporto escolar," do distrito de Viseu só tivemos cerca de 10 jogadores a participarem,penso que com esta iniciativa no próximo ano teremos certamente muito mais e é provável que apareçam mais iniciativas do género nos concelhos do distrito,o grande problema é a mão de obra,pois pouca gente sabe jogar Xadrez,logo torna-se difícil ensinar o jogo" .
O Ex Campeão Nacional lembra ainda que "também os jovens terão a vantagem de jogar Campeonatos Federados e poderem representar Portugal nos campeonatos Europeus e Mundiais,logo dando oportunidade aos jovens de viajarem muito e no futuro um grande conhecimento a todos os níveis pois terão contactos com culturas Mundiais, tal como se passou comigo. Vivi experiências fantásticas um pouco por todo mundo e devo isso ao xadrez."

Nenhum comentário:

Postar um comentário