sábado, 18 de setembro de 2010

Curiosidades sobre o xadrez

Caros colegas,
Em 1904, seis mestres do xadrez mundial jogaram um torneio "double rounds" em Monte Carlo. O tempo limite era de 16 movimentos para uma hora. Marshall tinha uma posição vencedora contra Maróczy na última rodada, mas perdeu a partida. Maróczy venceu o torneio com meio ponto de vantagem sobre Schlechter. Marshall ficou em terceiro. O casino disponibilizou 5000 francos em prêmios. A distribuição do dinheiro foi feita aos participantes, antes do seu início. Maróczy ganhou um troféu extra, porque ele  venceu o evento pela segunda vez.
Géza Maróczy in 1902
Monte Carlo looked like the Wild West

Um torneio internacional organizado pela Federação Holandesa de Xadrez, realizou-se em Kurhaus in Scheveningen em 1905. Todos os custos do torneio foram cobertos através de doações feitas pelos membros da própria Federação. A restrição de tempo foi de 34 movimentos para duas horas e 17 em uma hora. Os prêmios foram conquistados por Marshall 11 ½, Leussen 9,  Spielmann 8 ½, Duras e Swiderski 8, Loman 7 1/2 e Leonhardt 7. Frank Marshall ganhou o primeiro prêmio da ƒ400. Benjamin Leussen ganhou ƒ250 e o título de «Mestre de Xadrez da Federação Holandesa". Ele alcançou o maior feito de um jogador holandês, antes de Euwe.
A variação da Defesa Siciliana, que fez o resort Scheveningen ficar famoso no xadrez mundial, foi alí jogada por Euwe em 1923.
Frank James Marshall
Kurhaus in Scheveningen
Mais curiosidades sobre o xadrez?
Visite:

Nenhum comentário:

Postar um comentário