segunda-feira, 19 de julho de 2010

Xadrez Contribui Para o Desenvolvimento das Crianças

Caros colegas,

 


Imaginação, criatividade e concentração são algumas das contribuições que o jogo de xadrez pode oferecer no aprendizado das crianças e adolescentes.

A partir dos cinco anos de idade, o xadrez já pode ser ensinado às crianças possibilitando o repasse de valores éticos e desenvolvimento de habilidades neste público.

Segundo o professor Fernando Melo, o jogo de xadrez exige concentração e raciocínio. Para ele, o xadrez é muito bom para ter uma assimilação mais rápida. "Mesmo sendo um jogo, é uma ciência. Possibilita o desenvolvimento mental, percepção, paciência e controle emocional", diz.

O xadrez é um jogo complexo por si mesmo, com inúmeros variantes que surgem para cada jogador, que deve estar muito relaxado e tranqüilo em cada partida, já que muitas vezes, ganha aquele que simplesmente tolerar maior tensão mental durante maior tempo.

O jogo contribui no desenvolvimento escolar. "Alunos que antes não apresentavam interesse nas aulas e em fazer as tarefas escolares, com o tempo se dedicando ao xadrez, acabam modificando suas atitudes e passam a melhorar no desempenho escolar", afirma o professor Fernando.

Para o adolescente Lindberg dos Santos, 16, o jogo de xadrez o ajudou a melhorar seu raciocínio. "Há quatro anos que jogo xadrez, eu mesmo é que procurei aprender para aumentar meu raciocínio lógico e estratégico, e consegui melhorar muito", afirma.

Contribuições do jogo de xadrez

• O ensino de xadrez para crianças é um ótimo recurso para desenvolver habilidades mentais, valores e desenvolver habilidades. Pois este jogo vai trabalhar a atenção, a imaginação, a projeção, a recordação, o pensamento obtido, a percepção de mundo, o planejamento, o rigor mental, a análise sistemática e a matemática.
• Meninos e meninos aprendem a partir dos erros. Isso permite que a criança tenha um pensamento para analisar o fato partindo de suposições e criando hipóteses. A capacidade de memorização não foi esquecida por ela e o pensamento criativo.
• Quando aos valores que este jogo estimula na vida de meninos e meninos, ela citou respeito, responsabilidade, acatar normas, cortesia, aprender a ganhar e perder, humildade, perseverança, disciplina, tenacidade, auto-estima, paciência, autocontrole, tolerância, amistosidade e as relações entre pais e filhos.

Fonte:
Criança.Pb


--
Visite meus blogs!
Você vai gostar!
Exercícios de tática:
http://xadrezdomeujeito.blogspot.com/
Cartilha básica e curiosidades:

Nenhum comentário:

Postar um comentário