sexta-feira, 2 de julho de 2010

Cartilha de Xadrez - Parte 8

9.6 - Movimento dos Peões
Os peões deslocam-se em uma direção vertical (ou seja, para frente) ao longo da coluna em que está localizado.

O peão é a única peça do jogo de xadrez que não pode mover-se para trás, ou seja: movimenta-se apenas para frente.

Um peão situado em sua casa de origem, como é o caso do peão da casa "f2" no diagrama ao lado, pode avançar uma ou duas casas à frente.

No entanto, uma vez que o peão já tenha sido movido, como é o caso do peão situado na casa c5, somente poderá avançar uma casa a cada jogada.

Capturando com o PEÃO

O peão captura as peças ou os peões do adversário de uma forma peculiar, pois não captura da mesma forma que se move. O peão se move para frente e faz a captura na diagonal, avançando um passo até uma casa de uma coluna adjacente. Esta maneira diferente de fazer capturas dá ao peão a possibilidade de mover-se de uma coluna para outra contígua.

Desta forma, no diagrama ao lado, o peão branco pode capturar o bispo negro em c5 e
também proteger a Torre Branca de e5.

Se capturar o bispo preto passará a ocupar a casa "c5" no lugar do bispo.

Em contrapartida, o peão branco não pode capturar o peão preto que está na casa "d5" que está obstruindo a sua passagem.

Neste caso, pode-se dizer que os dois peões estão se bloqueando mutuamente.

No mesmo diagrama podemos observar que o peão preto de "g2" também é bloqueado pelo bispo branco de "g1".

diagonalmente vizinhas à sua frente. A captura acontece com o peão a casa da peça adversária. Vejamos o diagrama seguinte :
O peão se move sempre na vertical, uma casa por vez, (exceto em sua
primeira movida, quando pode mover duas casas de uma vez), sempre em um
único sentido, ou seja, o peão não se move para trás.

The pawn is the lowest-valued man on the board. But he can also be the highest!     [The pawn inches forward one square...)
1. P-K4 ("Pawn to King's Four) was Bobby Fischer's favorite first move!

O movimento de captura

O peão pode ameaçar ou capturar qualquer peça adversária que se encontre
nas casas

ocupando
The Pawn has the choice (OPTION) of advancing one or two squares on the first move.  ----->   "Look out world, here I come!"
Pesquisa feita nos sites: