sexta-feira, 2 de julho de 2010

Cartilha de Xadrez - Parte 7

 

9.5 - Movimentos dos Cavalos

O Cavalo pode ser facilmente identificado pois, na maioria dos conjuntos de xadrez, ele é representado por uma peça idêntica a uma cabeça de cavalo. O movimento padrão do Cavalo pode ser descrito de várias formas. Em termos técnicos, o Cavalo move uma casa em qualquer direção diagonal e, em seguida, move uma casa vertical ou horizontalmente, afastando-se da casa onde iniciou a sua jogada. Também é descrito como um movimento em "L", ou seja: o Cavalo move duas casas na horizontal ou na vertical e, logo em seguida, gira em um ângulo reto e anda mais uma casa.
  "The Knight's total movement pattern very much resembles a wheel," says Life-Master A.J.
O Cavalo branco pode se deslocar para qualquer uma das casas marcadas com o quadrado.
  On the First move, White's Knight has two squares available to him  ...
O Cavalo é a única peça que pode saltar sobre outras peças. No entanto, o Cavalo só pode capturar uma peça adversária que esteja na casa final de seu movimento. O simples fato de saltar sobre uma peça não resulta na sua captura.
   "Check out all those captures,"  says  Life-Master A.J.   ("Yum, Yum!" thinks the Knight on d4!)
No diagrama acima, o Cavalo pode mover-se para qualquer casa indicada com um quadrado amarelo e capturar a peça alí existente. No entanto, ele não pode capturar qualquer das outras peças sem o quadrado. Apenas pode saltar sobre elas. Cavalos e Bispos têm o mesmo valor teórico. Juntos, eles são conhecidos como "peças menores".

Um interessante joguinho que se faz com quem está iniciando no xadrez é o "Tour de Cavalo".
Veja no link abaixo:
Também uma boa indicação de cartilha básica de xadrez, está no link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário