sexta-feira, 2 de julho de 2010

O roque

11. Movimentos Especiais
11.1 - O Roque
Condições Do Roque
Para poder efetuar um roque, é necessário verificar as seguintes condições:
  • Rei nunca foi movido
  • Torre a usar no roque nunca foi movida
  • Rei não está em xeque
  • Nenhuma das casas pelas quais o rei irá passar ou ficar está sob ataque
  • Casas entre o rei e a torre estão desocupadas
É comum pensar-se que as regras para o roque são mais rigorosas que na realidade. Para clarificar:
  • Rei pode ter estado em xeque anteriormente
  • Torre a usar no roque pode estar sob ataque
  • Torre a usar no roque pode passar numa casa sob ataque (esta situação só é possível em grande roque)
Ao rocar o enxadrista deve mover primeiro o Rei e, em seguida, a Torre.
  "Hmmm. I think I will castle,"  thinks White.

  "Here we go! Hey! This is fun." (thinks the White King.)
  Now you grab the White Rook ...

Roque pequeno

No roque pequeno, o Rei movimenta-se duas casas em direção à Torre da ala do Rei (o Rei branco vai para a casa g1, e o Rei preto vai para a casa g8). Em seguida a Torre é colocada na casa que o Rei saltou (a Torre branca vai para f1, e a Torre preta vai para f8). É o roque mais usual.

Roque grande

No roque grande, o Rei faz Roque com a Torre da ala da Dama (o Rei branco vai para a casa c1, e o Rei preto vai para a casa c8). A Torre vai para a casa que o Rei pulou (a Torre branca vai para a casa d1, e a Torre preta vai para a casa d8).
Castling Movement Diagram
Anotando o lance
Na notação de xadrez, tanto na descritiva quanto na algébrica, o roque é anotado da seguinte forma:
  • Roque pequeno: O–O
  • Roque grande: O–O–O

Quando rocar

Não existe uma regra dizendo em que jogada deve ser feito o roque, mas é de consenso que quanto antes, melhor. Antes da quarta jogada é impossível o roque (tem que tirar o cavalo e o bispo do caminho, o que implica também na movimentação de um peão). A partir do momento que o roque é possível, o jogador deve avaliar se vale a pena proteger o Rei ou se é mais interessante desenvolver alguma jogada ou responder a alguma ameaça.
Um conselho é tentar fazer o roque contrário ao roque do adversário (se o adversário jogar o roque do lado do Rei, jogar o roque do lado da Dama). Uma olhada cuidadosa no tabuleiro também pode apontar o lado em que o adversário está mais forte e desenvolvido, caso em que o roque deve ser jogado para o outro lado (por exemplo, se os Bispos e Cavalos encontram-se em um lado, e há Peões no meio do tabuleiro, jogar o roque do outro lado do tabuleiro irá obrigar o adversário a mover suas peças para o outro lado, perdendo tempo e tendo que reorganizar seu ataque e defesa).
castle1.gif (6709 bytes)
Situação para o roque.
castle2.gif (6697 bytes)
Roque pequeno (na ala do Rei).
castle3.gif (6562 bytes)
Roque grande (na ala da Dama).

Nenhum comentário:

Postar um comentário