quinta-feira, 24 de junho de 2010

Xadrez para cegos

Texto: Priscila Sampaio Foto: MARCELO HOFFMANN - site Olhares

Você sabia que existe xadrez adaptado para pessoas com deficiência visual? Tanto existe, que até competição em nível de Copa essa modalidade já possui. É a Copa Brasil 2010 de Xadrez para Deficientes Visuais.
As peças do xadrez são as mesmas. O tabuleiro é perfurado com pinos que fixam as peças, evitando quedas quando o jogador está analisando o jogo com as mãos. Além disso, há uma gravação que indica o movimento executado pelo participante e sinaliza o xeque-mate.
De 3 a 5 de junho, a Copa Brasil 2010 reunirá, em São Paulo, 50 enxadristas de diferentes pontos do País e servirá de preparação para o torneio Pan-Americano, na Argentina, e o Mundial, que será realizado na Sérvia, em setembro.
Organizador do torneio, e um dos melhores praticantes de xadrez adaptado no Brasil, André Marques explica que, embora possa tocar todas as peças, o bom jogador tem como diferencial a memorização da sequência de movimentos, para identificar a estratégia do adversário.
André Marques, que leciona xadrez para alunos cegos, afirma que o esporte tem impacto positivo não só no desenvolvimento do raciocínio, mas também na sociabilização.
MARCELO HOFFMANN - site Olhares
Copa Brasil 2010 de Xadrez para Deficientes Visuais
Data:
de 3 a 5 de junho (abertura dia 3, às 14h)
Local: Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp)
Praça 02, Prof. Rubião Meira, 61 - Cidade Universitária
Telefone: (11) 3091-3361 ou 3091-3362

Nenhum comentário:

Postar um comentário