quarta-feira, 30 de junho de 2010

Sobre a FEN

Alguns leitores do blog me perguntam o que é FEN, ou seja, a anotação que coloco sempre após cada diagrama.
Vejamos então o que é isso.
O texto abaixo foi baseado em um arquivo postado no site do CXV-Clube de Xadrez Virtual, do qual faço parte já há alguns anos:

Notação Forsyth-Edwards ou FEN (do inglês, Forsyth-Edwards Notation) é um método de notação utilizado para descrever uma determinada posição de peças em um tabuleiro de xadrez.
A notação Forsyth (FEN: FORSYTH-EDWARS NOTATION), criada pelo escocês David Forsyth, no fim do século XIX, destina-se a copiar e apresentar posições do jogo de Xadrez e não os lances de uma partida.

Os números indicam a quantidade de casas vazias consecutivas em cada linha do tabuleiro, a contar do alto do diagrama, para quem joga com as brancas.    
Letras maiúsculas indicam peças brancas e minúsculas, peças pretas. Note que cada posição consta de 8 conjunto de símbolos (números e letras), um conjunto para cada linha do tabuleiro, a contar do alto, linha 8 do tabuleiro.
Eis suas regras básicas:
1 - O tabuleiro é, literalmente, "lido" como se fosse uma página de um livro: da esquerda para a direita e de cima para baixo, casa por casa e linha por linha.     
2 - Cada peça é indicada por sua letra inicial. As brancas, com letras maiúsculas e as pretas com minúsculas.     
3 - A quantidade de casas consecutivas vazias é indicada por um algarismo.     
4 - Cada linha é separada da seguinte por uma barra ( / ) ou por um hífem ( - ).

Assim a linha anotada por 3KbRp1 tem suas 3 casas iniciais vazias, seguidas de um Rei branco, um Bispo preto, uma Torre branca, um Peão preto e a última casa vazia. Evidentemente uma linha toda vazia será indicada por um algarismo 8.     
Os erros mais frequentes são:
a) esquecer a convenção das cores (Brancas=maiúscilas e pretas=minúsculas); e
b) esquecer de completar a linha até o fim, inclusive se terminar por casas vazias.

Utilizo sempre o nome das peças em inglês, com "R" para Torre, "N" para Cavalo, "B" para Bispo, "Q" para Dama, "K" para Rei e "P" para peão. Após a posição, anota-se com uma letra qual o lado que deve jogar. A informação seguinte indica qual o roque que os jogadores podem fazer. A seguir, vem o endereço da casa de en-passant (só existe depois de uma jogada de peão, em que o peão anda duas casas). Seguem números que indicam quantos movimentos foram executados depois da última captura ou da última movimentação de peões, e o número de jogadas (incrementado sempre que as pretas fizerem um movimento):

FEN: rnbqkbnr/pppppppp/8/8/8/8/PPPPPPPP/RNBQKBNR w KQkq - 0 1

Acima a FEN representa a posição inicial das peças em uma partida de xadrez, ou seja, representa o diagrama abaixo:

Para simplificar, eu só coloco as FEN até a letra que representa o lado que tem a vez de jogar, ou seja: w ou b (white ou black).

Exemplo para uma partida em andamento:

FEN : 5r1k/6p1/p2p1rRp/2pPpq1Q/8/PPp1P3/5P1R/K7 w

A propósito, nesta posição, são as brancas que jogam e dão mate em dois lances.

Solução:

[ 1.Qxh6+,gxh6 ; 2.Rhxh6++ ]

Um comentário:

  1. aconselho sempre a colocar o lado que começa a jogar w ou b pois pode dar erro como aconteceu comigo e como li nesse blog resolvi colocar b e as pretas passaram a jogar oque antes não estava acontecendo, utilizando o chessbase.