quarta-feira, 30 de junho de 2010

Definições importantes

 

Caros colegas,
 
Frequentemente encontramos nos livros de xadrez alguns termos que não são ainda conhecidos, principalmente quando começamos nossos estudos sem a ajuda de um monitor ou professor de xadrez.
Por exemplo:
 
O que é o pequeno centro e o grande centro?
Vocês sabem o que significa ala da Dama e ala do Rei?
E lado das brancas e lado das pretas?
 
Respostas:
 
O grande centro é formado pelas casas que se encontram no centro do tabuleiro, isto é, o quadrado que tem, como limites, as casas c3-c6-f6-f3-c3 (em amarelo no primeiro diagrama).
O pequeno centro, mais conhecido simplesmente como "centro" na literatura enxadrística, é o quadrado formado pelas casas d4-d5-e4-e5 (marcado com X no primeiro diagrama).
 
Ala da Dama é o lado do tabuleiro que compreende as colunas a,b,c,d, ou seja, se dividirmos o tabuleiro ao meio no sentido vertical, a ala da Dama ficará à nossa esquerda (em amarelo no segundo diagrama).
Já a ala do Rei é a metade direita do tabuleiro, ou seja, é formada pelas colunas e,f,g,h (em azul no segundo diagrama).
 
O lado das brancas está representado em vermelho no terceiro diagrama e corresponde às linhas 1,2,3,4 ou seja, a parte de baixo do tabuleiro se o dividirmos no sentido horizontal.
Consequentemente, o lado das pretas é o marcado em verde no terceiro diagrama, formado pelas linhas 5,6,7,8 no lado de cima do tabuleiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário