sexta-feira, 14 de maio de 2010

Movimentação do Cavalo - parte 1

Criação de pontos de apoio:
Ao contrário do Bispo, o Cavalo é uma peça de curto alcance.
Isso significa que ele precisa avançar pelo tabuleiro para se fortalecer.
No entanto, à medida que avança, fica mais vulnerável ao ataque de peças e Peões inimigos e, por isso, precisa de um ponto de apoio, uma casa segura, onde possa descansar protegido enquanto, simultâneamente, lança uma sombra ameaçadora sobre o tabuleiro.
O ponto de apoio só é ideal quando não pode ser atacado por um Peão inimigo ou quando o ataque de um Peão resulta em um sério enfraquecimento da posição do adversário.
Algumas vezes o ponto de apoio surge de repente, de modo inesperado (o que significa que foi criado por um erro grave do oponente).
Se, durante a partida, aparecer algum desses pontos de apoio, posicione seu Cavalo nele imediatamente.
Em geral, porém, o adversário não costuma ser tão generoso e você mesmo terá que descobrir como criar um ponto de apoio para seu Cavalo.
Um Cavalo posicionado em um ponto de apoio perfeito é o primeiro passo para uma vitória grandiosa!
Vejamos um exemplo:
FEN : 8/7p/1ppn2p1/p3kp2/P1P4P/1PN1KPP1/8/8 b
Jogam as pretas.
Nesta posição, são identificadas duas casas que podem ser pontos de apoio perfeitas para o Cavalo preto: a casa b4 e a casa c5.
Sabendo, então, qual é o objetivo, fica mais fácil se traçar um plano para atingi-lo.
Fazendo primeiro o 1.____,Nb7 logo em seguida joga-se o 2.____,Nc5 atacando o Peão branco de b3.
Se depois for necessário, faz-se o Nb4 através do lance intermediário Na6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário