quinta-feira, 13 de maio de 2010

Afogamento

Afogamento

O afogamento acontece quando é a sua vez de jogar, mas você não tem nenhum lance legal disponível. Nessa situação, a contagem material perde a importância, e declara-se o empate.
Vejamos um exemplo:

FEN : 2k5/8/1K1Q3p/6pP/6P1/8/8/8 b
Jogam as pretas. 

Na posição mostrada acima, as brancas estão com a Dama de vantagem sobre o material das pretas, entretanto as pretas não têm condições de se movimentar.
Os Peões estão bloqueados entre si e todas as casas em torno do Rei preto estão dominadas pelas brancas, exceto a própria casa onde ele se encontra (portanto não está em xeque nesse momento).
É declarado o empate, apesar de toda a vantagem material das brancas!

Mais um exemplo:

FEN : 1rk5/8/2KQ4/8/8/8/8/8 b
Jogam as pretas.

Na posição acima, as coisas não parecem boas para as pretas, pois, além da vantagem material, as brancas também ameaçam xeques mates múltiplos (Qc7++ ou Qd7++ ou Qf8++).
Há, porém, uma chance das pretas conseguirem o empate nessa partida.
Como somente a Torre pode se movimentar nessa posição, já que o Rei preto está sem casas disponíveis, basta que elas façam o lance 1.____,Rb6+ e, após a resposta 2.Kxb6 caracteriza-se o afogamento (o Rei preto não está em xeque, mas também não tem como se movimentar).

Terceiro exemplo:

FEN : 5r1k/4R2P/6P1/6K1/8/8/8/8 b
Jogam as pretas. 

As brancas estão com dois Peões a mais e ameaçam dar um garfo de Peão no Rei e na Torre pretos com g7+ capturando, em seguida, a Torre de f8.
Mas as pretas vislumbram uma chance de empatar essa partida e jogam 1.____,Rf5+
As brancas agora possuem três opções de resposta:
2.Kxf5 produz o afogamento do Rei preto;
2.Kh6 seguiria com 2____,Rh5+ forçando a captura da Torre e, consequentemente, também produzindo o afogamento;
2.Kg4,Rf4+ ; 3.Kg3,Rf3+ e assim por diante, até que as brancas se cansem e tomam a Torre ou há empate por repetição de posição.

Último exemplo:

FEN : 7k/p1p3p1/PpPqB1Q1/1P6/8/8/6P1/6NK b
Jogam as pretas.

As pretas estão com duas peças a menos e, antes de abandonarem a partida, acham um lance salvador que lhes garante o empate.
1.____,Qh2+ ; 2.Kxh2  empate por afogamento.

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